sexta-feira, 5 de abril de 2019

Texto de apresentação do primeiro número da Revista do IEMG


Esta revista nasce de um projeto que foi gestado desde a época das comemorações do centenário de fundação da Escola Normal de Belo Horizonte (o atual Instituto de Educação de Minas Gerais). Resulta de um processo de amadurecimento, que, nos últimos anos, buscou o desenvolvimento quantitativo e qualitativo da nossa instituição de ensino. A equipe que desenvolveu esse projeto é formada por Ângela Teles, Ronaldo Campos e Rosa Maria Vicente Ribeiro[1].
A oportunidade de realizar uma nova revista de educação não se explica somente pelas necessidades internas do IEMG. Mas também pode ser apresentada no fato de que, nos dias de hoje, os problemas educacionais no Brasil não são mais problemas apenas dos educadores. Tornaram-se, pela sua gravidade e pelo impacto que provocam em outras áreas da sociedade, problemas nacionais, sobre os quais todos opinam e decidem: políticos, administradores públicos, profissionais e pesquisadores de outros campos, empresários, organizações da sociedade civil, entre outros. Nesse contexto, é importante que o IEMG tenha um canal próprio de divulgação, que possa contribuir para esse debate, trazendo o aporte da pesquisa e da reflexão metódica sobre os assuntos educacionais.
Por todos esses motivos, é com muita alegria que entregamos à população de Belo Horizonte a primeira edição da “Revista Pedagógica do Instituto de Educação de Minas Gerais”.  Esta publicação é um belo convite aos alunos, professores, funcionários e comunidade em geral de Belo Horizonte e do nosso Estado para conhecer uma das mais importantes instituições públicas de ensino através de um trabalho criterioso de pesquisa. A “Revista Pedagógica do Instituto de Educação de Minas Gerais” é para você um presente e uma oportunidade de conhecer um pouco mais a beleza e a riqueza dessa escola centenária 


[1] Ângela Teles é natural de Monte Azul (MG). Formada em pedagogia pela PUC-MG. Tem pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior e de Orientação educacional. Trabalhou na PUC-MG  como coordenadora de aulas de psicologia dos cursos emergências e na extensão da Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo
Ronaldo Campos é graduado em História e Filosofia pela FAFICH\UFMF. Tem mestrado em estética e filosofia da arte. Leciona no Instituto de Educação e no UNI-BH.
Rosa Maria Vicente Ribeiro foi aluna do IEMG e se formou em magistério no ano de 1968. É bacharel em artes plásticas pela Guignard, tem licenciatura plena em educação artística, artes plásticas e arquitetura de interiores pela FUMA (UEMG). Cursou desenho, estilismo e fotografia (pelo CENEX\UFMG). É professora do IEMG desde 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário