sexta-feira, 5 de abril de 2019

Educação Patrimonial

A educação patrimonial configura-se como uma proposta ainda pouco difundida, embora reveladora de um trabalho que pode tornar-se facilitador de um tipo conhecimento critico e consciente por parte das comunidades e indivíduos acerca do seu patrimônio cultural, fortalecendo o seu sentimento de pertencimento. Ou seja, esse processo de educação é um campo propicio ao desenvolvimento do conceito de Patrimônio Cultural, permitindo a absorção de novos referenciais para sua seleção e democratização das práticas culturais. Por esta razão a educação patrimonial deve ser entendida como uma atividade continua e cotidiana, envolvendo todos os segmentos que compõem a comunidade escolar, objetivando preservar os marcos e as manifestações culturais, compartilhar responsabilidades e esclarecer dúvidas, conceitos e, concomitantemente, divulgar trabalhos técnicos e informativos pertinentes e seus respectivos resultados. Em suma, um processo de educação do olhar que ocorrerá tanto  no âmbito da educação formal como da educação não formal, utilizando situações e ações que provoquem reações, interesses, questionamentos e reflexões sobre o significado e o valor de todo o acervo cultural do IEMG.
Entende-se por cultura um sistema de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo, meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência, transformando a realidade. Cultura é um processo em permanente evolução, diverso por natureza e rico em desdobramentos. É um desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade, fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento dos seus valores espirituais e imateriais.
O bem cultural é o produto do processo, assim como os elementos da natureza que proporcionam ao ser humano conhecimento e consciência de si mesmo e do ambiente que o cerca. O patrimônio cultural de um povo é formado pela soma dos seus bens culturais. Cada bem cultural seja objeto, monumento, canções ou obras de arte é testemunho de uma época da história, que nos permite conhecer o passado, compreender o presente e planejar o futuro, resgatando informações importantes que auxiliam as pesquisas atuais no sentido de melhorar o mundo em diversas áreas do conhecimento.


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