domingo, 25 de maio de 2025

PROJETO ÍNTERDISCIPLINAR: "Memórias que Constroem o Futuro: Despertando o Sentido de Pertencimento à Escola"

 

 



Trabalho elaborado pelos alunos que participaram desse projeto


Projeto elaborado por Ronaldo Campos, professor e pesquisador de História, para o turno da tarde do Instituto de Educação de Minas Gerais (prédio da rua Guajajaras). Apresentado em fevereiro de 2024

       

 1-INTRODUÇÃO           

 

 

A escola é mais do que um local de ensino. É um espaço de convivência, aprendizado e desenvolvimento, onde sonhos são nutridos e futuros são moldados. O Instituto de Educação de Minas Gerais\ Prédio Guajajaras acolhe diariamente centenas de alunos nos seus quatro andares. Como instituição educacional, o IEMG possui um histórico com diferentes trabalhos voltados para a temática da preservação e educação patrimonial. Isto, em virtude, da instituição ocupar desde o início do século XX um prédio de grande valor histórico e arquitetônico. No entanto, com o incêndio ocorrido em março de 2023 e, consequente, transferência para o prédio da rua Guajajaras (edifício alugado para locar o ensino médio do Instituto de Educação), uma série de problemas e desafios relacionados a manutenção e preservação do edifício se colocou como ordem do dia. De forma recorrente, no turno da tarde, observamos atitudes inadequadas dos alunos. Como por exemplo, a falta de cuidado e zelo com as dependências da escola e com as áreas comuns do prédio (como por exemplo, os elevadores, escadas e banheiros) que implicou na degradação do patrimônio físico. Além disso, no cotidiano escolar, também pode ser verificado a falta de respeito com o próximo e com alguns professores e funcionários;

Diante dessa realidade, o projeto "Memórias que Constroem o Futuro: Despertando o Sentido de Pertencimento à Escola" se mostra como uma iniciativa interdisciplinar para promover a educação patrimonial e o cuidado com o espaço escolar. Estimulando a participação do corpo discentes no processo de preservação do espaço físico, promovendo a responsabilidade individual e coletiva. Este trabalho de conscientização dos estudantes é voltado para mudança de comportamento e desenvolvimento da prática da cidadania entre os estudantes, tornando-os mais conscientes dos seus atos e das consequências que os envolvem. Percebendo a importância do patrimônio escolar, material e imaterial na constituição da identidade cultural e da memória coletiva da cidade de Belo Horizonte.

Nesse processo, é importante perceber que o conceito de patrimônio não está restrito apenas aos bens que herdamos de nossos antepassados, este patrimônio também é produzido no presente, como expressão de cada geração. A Educação Patrimonial por meio de um permanente diálogo entre o presente e o passado, na perspectiva do futuro, pretende realizar um trabalho vislumbrando um mundo melhor, mais digno e de efetiva cidadania.


 

2- OBJETIVOS                 

 

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se se respeitar promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. (Competência geral 9)

 

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. (Competência geral 10)

 

Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos. (Competência específica 5- Ciências Humanas)

 

Participar, pessoal e coletivamente, do debate público de forma consciente e qualificada, respeitando diferentes posições, com vistas a possibilitar escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. (Competência 6- Ciências Humanas)

 

Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global. (II. Competência específica 3- Linguagens)

Analisar objetos da cultura material e imaterial como suporte de conhecimentos, valores, crenças e práticas que singularizam diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço. (EM13CHS104)

 

Compreender e analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a autonomia e o poder de decisão (vontade). (EM13CHS501)

 

Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos. (EM13LGG301)

 


 

3- JUSTIFICATIVA               

 

O “Projeto Interdisciplinar: "Memórias que Constroem o Futuro: Despertando o Sentido de Pertencimento à Escola" busca desenvolver ações de Educação Patrimonial em um contexto específico, a escola, considerando as características e necessidades da comunidade em questão. Através de uma abordagem interdisciplinar, integradora e participativa, este projeto busca sensibilizar a comunidade para a importância do patrimônio cultural, reconhecendo-o como um legado histórico e um bem social a ser preservado. Ao promover o conhecimento e a valorização dos diferentes bens patrimoniais, pertencentes ao Instituto de Educação Minas Gerais (IEMG), poderemos estimular a conservação, o uso adequado dos espaços e instrumentos. Fortalecendo o sentimento de pertencimento e a identidade cultural, conectando os indivíduos ao seu passado, presente e futuro. Fomentando o desenvolvimento local sustentável, utilizando o patrimônio como um recurso para o turismo cultural, a educação e a geração de renda.

A escolha do tema se justifica pela relevância da Educação Patrimonial para a construção de uma sociedade mais justa, crítica e consciente. O patrimônio cultural, quando valorizado e preservado, torna-se um poderoso instrumento de transformação social, capaz de promover a coesão social e o respeito à diversidade cultural. Fomentando o desenvolvimento local sustentável. Estimulando a criatividade e a inovação. Fortalecendo a cidadania e a participação social.

Desenvolver uma educação calcada no respeito e na preservação dos bens materiais e imateriais a partir de abordagens interdisciplinares permitirá no futuro promover a valorização e a preservação do patrimônio cultural, material e imaterial, em prol da construção de uma sociedade mais justa, crítica e consciente. Através da sensibilização e do engajamento da comunidade, o patrimônio se torna um instrumento de transformação social, capaz de fortalecer a identidade cultural, fomentar o desenvolvimento local e promover a cidadania. Em suma, acreditamos que a partir deste projeto de Educação Patrimonial poderemos contribuir para a valorização e a preservação do patrimônio cultural, reconhecendo-o como um direito fundamental e um instrumento de transformação social. Através da educação, da pesquisa e da ação social, busca-se construir um futuro mais justo, inclusivo e sustentável para a comunidade.

 

 

 

 

        


4- METODOLOGIA                 

 

No Projeto Interdisciplinar: "Memórias que Constroem o Futuro: Despertando o Sentido de Pertencimento à Escola", optamos por adotar uma abordagem interdisciplinar que tem por objetivo integrar as diversas áreas do conhecimento (História, Geografia, Artes, Língua Portuguesa, Matemática, Física, Biologia e Química, Educação Física) com as disciplinas de itinerários formativos e eletivas (Redação para o Enem, Educação Financeira, Humanidades, Introdução ao Mundo do Trabalho, Projeto de Vida, Saberes da Natureza, Tecnologia da Inovação, Núcleo de Inovação Matemática, Práticas Comunicativas e Criativas), visando uma compreensão abrangente do tema.

A metodologia empregada faz parte do grupo das metodologias ativas. Aprendizagem baseada em projetos, pesquisa, resolução de problemas, debates, jogos educativos e visitas guiadas. Em virtude desse fato, é de suma importância uma participação ativa dos alunos, ou seja, durante todo o processo será exigido o protagonismo na construção do conhecimento e na tomada de decisões pelo corpo discente. O processo de avaliação deve ser pensado a partir da avaliação contínua que exige um acompanhamento do processo de aprendizagem individual e coletiva.

Para a realização do projeto, os professores poderão trabalhar por área do conhecimento (sempre relacionando esta área com as respectivas disciplinas eletivas e de itinerários formativas de cada uma das áreas). Cada um dos professores que formam a área do conhecimento ficará responsável por uma turma específica. Desenvolvendo atividades a partir dos objetivos apresentados neste projeto.

 

Propostas de ações (para todas as turmas)

1.        Despertando a Consciência: – Texto de João Cabral De Melo Neto

2.        SENSIBILIZAÇÃO A PARTIR DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE

Primeiro Momento: apresentação do projeto e seus objetivos aos alunos. (em todas as turmas simultaneamente)

Segundo Momento: visita guiada ao prédio da escola, com foco em sua história e arquitetura. Mostrando também os principais problemas que inviabilizaram as aulas do ensino médio no prédio centenário.

Objetivo da visita guiada: incentivar a participação dos alunos na preservação do prédio e na construção de um ambiente acolhedor

 

Propostas de atividades para cada uma das áreas de conhecimento

Área de Linguagens: Dialogo Aberto

Ação: criar um comitê de alunos para discutir ideias e soluções para a revitalização do espaço. Os alunos devem elaborar propostas de ações para conservar o prédio e promover sua valorização junto a comunidade escolar. Além de promover campanhas de conscientização sobre a importância da preservação do patrimônio público.

·              Esse comitê no final do projeto pode ser transformado em uma Brigada Patrimonial, onde os alunos voluntários se tornam guardiões do prédio, monitorando e conscientizando sobre o uso adequado dos espaços.

 

Produto: produção de textos: produção de um blog ou site do projeto, confecção de cartazes, placas de aviso com informações relacionadas aos temas trabalhados, a fim de garantir a conscientização dos estudantes quanto a importância da preservação dos espaços escolares. Além de materiais de divulgação em redes sociais como Podcasts, áudios, conteúdos produzidos no CANVA, Tik Tok.

 

Área – Matemática: Desvendando os Segredos do Prédio da rua Guajajaras

Ação: Mergulhar na história do prédio da escola através da matemática, explorando conceitos geométricos, proporções e medidas. O objetivo dessa proposta é desenvolver nos alunos habilidades matemáticas de forma contextualizada e interdisciplinar. Ao mesmo tempo, que se valoriza o patrimônio histórico e cultural do prédio, promovendo sua preservação

Materiais: Trena ou fita métrica; Compasso e régua; Papel e lápis; Calculadora; Computador com acesso à internet (opcional)

A missão investigativa na área de matemática deve promover a exploração do prédio. Os alunos serão divididos em grupos. Cada um deles deve assumir o papel de "detetives matemáticos". Munidos de trenas e réguas, os detetives medem: o comprimento, largura e altura de diferentes cômodos, como salas de aula, biblioteca, corredores etc.; a altura de portas, janelas e outros elementos arquitetônicos; o diâmetro de colunas e pilares; a distância entre diferentes pontos do prédio. Em seguida, deverá ser realizado um registro bem detalhado. Os alunos deverão anotar as suas descobertas em tabelas e desenhos, criando um mapa detalhado do prédio com medidas precisas. Com base nas medidas coletadas, os grupos resolvem desafios matemáticos, como por exemplo: calcular a área e o perímetro de diferentes cômodos; determinar a proporção entre a altura e a largura das janelas, etc.

 

Área – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: construindo uma escola ideal

 

Esta atividade busca envolver os estudantes na construção de uma escola ideal, utilizando conhecimentos de história, geografia, sociologia e filosofia para repensar o espaço educacional e o processo de aprendizagem. Desenvolvendo e promovendo habilidades de pesquisa, análise crítica, trabalho em equipe, comunicação e criatividade. Além de produzir uma participação dos alunos na construção de um ambiente educacional mais inclusivo, sustentável e inovador.

 

Ação: sonhando com uma escola ideal

Atividades: ação 1: diálogos Inspiradores - debates em sala de aula sobre como seria a escola ideal, considerando aspectos como infraestrutura, métodos de ensino, tecnologias, gestão e valores.

Ação 2: mapeamento de desejos: elaboração e aplicação de questionários e pesquisas online para identificar as necessidades e expectativas dos alunos em relação à escola ideal. Nesta parte do trabalho, os alunos deverão estabelecer uma comparação da escola ideal com a escola que nós temos: quais são as diferenças e semelhanças entre elas? O que deveria ser feito para que o IEMG  fosse igual a escola idealizada?

Produto: O mural dos nossos sonhos: criação e confecção de um mural ou painel informativa e colaborativo com fotos, desenhos e frases que ilustram a escola ideal.

 

Área – Ciências da Natureza

 

análise da estrutura física do prédio, estudo da iluminação e ventilação dos ambientes. Mergulhar nos princípios da física, da química e da biologia para entender a resistência dos materiais utilizados no prédio da escola, como drywall, ar condicionado, extintores de incêndio e elevadores. Tendo por objetivo principal promover junto ao corpo discente ações que garantam a sua segurança e a conservação do prédio, conscientizando os estudantes sobre a importância da manutenção e do uso responsável dos seus recursos.

Cada um dos grupos poderá investigar um material específico, como por exemplo, o drywall: pesquisar a sua composição, propriedades, resistência à compressão, tração e flexão, durabilidade, proteção contra fogo e umidade, e impacto ambiental. Pesquisando também: o ar condicionado – os seus componentes, funcionamento, princípios da termodinâmica, eficiência energética, impacto ambiental e medidas para reduzir o consumo de energia. Os elevadores: pesquisando o seu sistema de funcionamento, princípios da física (força, movimento, aceleração), segurança, manutenção preventiva, normas técnicas e tecnologias inovadoras.

 

Produto final: Diálogo Aberto, organizar um debate sobre a importância da resistência dos materiais para a segurança e a conservação do prédio, a responsabilidade individual e coletiva no uso dos recursos e as alternativas para reduzir o impacto ambiental.

Os resultados finais da pesquisa e do debate poderão ser apresentados em um blog e\ou em um podcast criados pelos próprios alunos para divulgar o projeto e seus resultados.

 

 

Divulgação dos trabalhos produzidos:

·              Publicação dos melhores trabalhos no site da escola e nas redes sociais.

·              Elaboração de um folder informativo sobre o patrimônio escolar para ser distribuído aos alunos e pais.

 

 

 

 


 

6- CRONOGRAMA  

 

Semana de preparação: de 01\03\2024 a 07\03\2024

  • Apresentar o projeto para os professores
  • Escolher os professores para cada uma das salas do primeiro ano do Novo Ensino Médio

Semana de Apresentação: de 11\03\2024 a 15\03\2024

  • Apresentação do texto “Tecendo manhãs” (todas as turmas)
  • Apresentação, pelo professor responsável pela turma, do projeto. Destacando os objetivos, as propostas de atividades a serem desenvolvidas.
  • O professor responsável deverá dividir a sala em grupos[1] e distribuir as tarefas

 

    • É importante lembrar que os trabalhos deverão ser desenvolvidos a partir de atividades em classe, sob orientação do professor responsável pela turma, com a coorientação dos demais docentes das disciplinas que compõem a grande curricular da turma, bem como em atividades de estudos e pesquisas realizados fora de sala de aula.

Período de desenvolvimento de trabalhos: de 18\03\2024 a 05\04\2024

  • Realização da atividade de sensibilização: visita guiada ao prédio da escola, com foco em sua história e arquitetura. Mostrando também os principais problemas que inviabilizaram as aulas do ensino médio no prédio centenário.

Professor responsável pela turma acompanhado de outro professor (escolhido de acordo com o horário das aulas da turma)

  • Acompanhamento e orientação das atividades propostas (Professor responsável pela turma)

Finalização e apresentação dos resultados: 10\04\2024 a 15\03\2024

Apresentação dos trabalhos dos alunos. O trabalho final deverá ser entregue obedecendo à data estipulada no cronograma. Não serão aceitos trabalhos, após a data prevista.

O período para a apresentação final dos trabalhos, acontecerá em data previamente marcada. Todos os alunos devem estar presentes sob pena de perda de pontos na apresentação. 


7- AVALIAÇÃO

 

 

O ato de avaliar é inerente ao dia a dia de todas as pessoas em suas mais variadas atividades, seja de modo intencional ou não, até nas atividades mais simples, todos estamos sujeitos a alguma forma de julgamento, de confrontação ou de análise. No processo formal da educação, a avaliação é uma etapa importantíssima. Contudo, é importante lembrar que em cada momento do processo de aprendizagem do estudante, o professor tem que ter uma estratégia para que os seus alunos cheguem onde precisam chegar. Por isto, precisamos ensinar e não apenas mostrar ao aluno o que ele errou ou o que ele ainda não sabe. Pois,

 

A avaliação atravessa o ato de planejar e de executar; por isso, contribui em todo o percurso da ação planificada. A avaliação se faz presente não só na identificação da perspectiva político social, como também na seleção de meios alternativos e na execução do projeto, tendo em vista a sua construção. (...) A avaliação é uma ferramenta da qual o ser humano não se livra. Ela faz parte de seu modo de agir e, por isso, é necessário que seja usada da melhor forma possível (LUCKESI, 2002, p.118).

 

De fato, a avaliação não pode ficar restrita apenas nas provas aplicadas no final do bimestre letivo. Este “tipo de avaliar” (denominada de classificatória) é muito excludente e oculta a aprendizagem. Neste sentido, a avaliação será realizada aqui de modo processual (também chamada de avaliação formativa ou contínua), onde, serão combinados vários instrumentos avaliativos para mensurar mais assertivamente os diversos aspectos do processo de ensino-aprendizado. Neste processo, a avaliação buscará identificar se o aluno realmente está conseguindo aprender a partir do processo metodológico praticado e de base para os feedbacks.

 

 


 

8- REFERÊNCIAS..........................................................................................

 

 

BARROS, José D’Assunção. Memória e história: uma discussão conceitual. Tempos Históricos, vol. 15. 2011. P 317-343.

 

História ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz. História: A arte de inventar o passado. Bauru, SP: EDUSC, 2007.

 

LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História novos problemas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1996.

 

LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História novas abordagens. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1996.


 

9- ANEXOS                                                                                                       

 

Tecendo a manhã

 

João Cabral de Melo Neto

 

Um galo sozinho não tece uma manhã:

ele precisará sempre de outros galos.

De um que apanhe esse grito que ele 

e o lance a outro; de um outro galo

que apanhe o grito de um galo antes

e o lance a outro; e de outros galos

que com muitos outros galos se cruzem

os fios de sol de seus gritos de galo,

para que a manhã, desde uma teia tênue,

se vá tecendo, entre todos os galos.

 

E se encorpando em tela, entre todos, 

se erguendo tenda, onde entrem todos, 

se entretendendo para todos, no toldo 

(a manhã) que plana livre de armação. 

A manhã, toldo de um tecido tão aéreo 

que, tecido, se eleva por si: luz balão.

 

 



[1]  Os Trabalhos serão desenvolvidos, obrigatoriamente, em grupos de no mínimo 05 e no máximo 08 alunos participantes, sem interferência prévia dos professores ou gestores da instituição no que se refere a manutenção de seus membros, cabendo aos alunos a responsabilidade pela manutenção de um grupo solidário, ético e responsável para com suas atividades acadêmicas.

 


Exemplos de trabalho que foram produzidos nesse projeto






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